Treinamentos

Soluções em Treinamento
Cronograma Cursos
Segurança Funcional
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR
Coaching Hazop-Diversos
Coaching Hazop-Diversos



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Consultoria
Oportunidades
Software
Treinamento




.

cHazop

Pré-requisitos

Conhecimento básico da arquitetura e funcionalidade de sistemas de controle lógico programável e sistemas de segurança instrumentados. Desejável que os participantes que possuam algum conhecimento da norma IEC 61511.

Objetivo

Capacitar técnicos da área de projeto, processo e/ou automação para a compreensão do CHazop e poder realizar de forma eficaz e eficiente a análise de perigo de sistemas de controle complexos e diversificados tais como CLP/PLC, SCD/DCS, SIS/SIFs e SCADA.

A quem se destina

Pessoal pleno e sênior envolvido em tarefas de projeto e processo; segurança, operação e manutenção, entre outras. Grupos de treinamento de mínimo 8 e máximo 14 participantes por turma.

Introdução

O cHazop é um é um acrônimo de Computer HAZOP ou Control Hazop. Esta técnica é usada para identificar o nível de risco de sistemas de controle ou de sistemas de segurança de operações, processos, plantas e sites.

A maioria das plantas modernas usa alguma variação de sistemas de controle baseados em computadores para se "auto-controlar". Eles são conhecidos por vários nomes, como Sistemas de Controle Distribuído (SCD/DCS), Controladores Lógicos Programáveis (CLP/PLC), Controle de Supervisão e Sistemas de Aquisição de Dados (SCADA), Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS).

Em uma planta de processo típica, esses sistemas podem ser autônomos operando a planta inteira sozinhos ou em combinações, por exemplo, um SCD pode ser o Sistema Básico de Controle de Processo (SBCP/BPCS) e pode haver um SIS para desligamento seguro da instalação em caso determinados problemas, incidentes ou acidentes. O SCD também pode ser o sistema de controle para a planta principal e as plantas auxiliares com controle de perigos de explosão, incêndio. Um SCD pode também controlar caldeiras, chillers, compressores como unidades isoladas montadas sobre conjuntos que possuem CLPs individuais. Um estudo de avaliação de perigo e risco adequado, como o HAZOP, também deve incluir esses sistemas.

Um preconceito a derrubar é que na maioria das análises com PHA (ex. Hazop) é feita a falsa suposição que esse tipo de sistema (SCDs/CLPs, SBPCs) não falha?!. O cHazop precisa considerar TODOS os cenários dos hazop de processo realizados para ver se o sistema responde a adequadamente a eles. Devem ser identificados os modos de falha e perigos associados á falta de dados, corte de pacotes, menor transferência de pacotes, etc,
Outro preconceito a derrubar é que não existe sistema imune a ataques ou cyberataques por mais isolado que um sistema estiver já que alguma conexão de dados há com o sistema geral da empresa. O cHazop pode identificar este tipo de análise mas é positivo ter realizado um estudo SVA (Security and Vulnerability Analysis) para cyberataques.

Conteúdo Programático

• Definições gerais de perigo e risco e estudos PHA
• Características de sistemas de controle. Definição das funções de controle básico de processos, funções de segurança funcional em sistemas. Configuração de funções de segurança (SIF), SIL objetivo e SIS - para CLPs de segurança funcional. Redundância no CLP, sistema de votação, etc.
• Conceito de barreira protetiva.Nível de integridade das malhas de segurança requerido e/ou projetado de acordo com o risco da planta.
• Matriz causa-efeito e lógica de intertravamentos.
• HAZOP para sistemas de controle. Falhas em sistemas de controle.
• Preparação de c-Hazop. Intenções de projeto para sistemas de controle. Palavras chaves para sistemas de controle. Palavras chave específicas para modos de falha por perda completa da medição, reinstalação da medição, perda de pacotes, tempos de resposta, comunicação, dados espúrios na conexão, ruído, relação com outros sistemas da fábrica-site, plano de alarmes existentes, programação e nível de segurança da programação, acesso, manutebilidade do CLP, recursos compartilhados, entre outras definições importantes.
• Informações e bases de dados necessarias: Composição da equipe de c-Hazop. Construção de nós em cHazop. Liderança de estudos cHazop e grau técnico requerido da equipe.
• Redução de Risco de sistemas de controle - Matriz de SIL - IEC 61511.
• Definição da interação H/M, operador/CLP. (ex. casas programáveis de variáveis), programação de receitas e mudanças na programação.  Testes do sistema.
• Prática: execução de estudos em grupo a partir de documentos fornecidos pelo instrutor.

Carga horária

24 a até 40 h de treinamento de acordo com a solicitação do cliente.

Ganho Esperado

Aprender a aplicação da metodologia e suas variantes seguindo o rigor metodológico e todas as variantes da técnica.  O curso é dirigido à recomendação de barreiras protetivas dentro do conceitos da norma IEC 61511 e correlatas e que possibilitem a realização posterior de LOPA e análise de SIL objetivo.  

Ambiente Regulatório

O curso dá ênfase às normas IEC 61508 e 61511 e códigos de prática do HSE (RU) e do CCPS (EUA).

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Telefones de contato: (19)3289.5837 ou (+55 19 99195.4536- Whatsapp), 55 19 99744.3300 ou

envie e-mail para treinamento@hazards.com.br ou clique abaixo e envie o formulário de solicitação de informações.

Contacte-nos



RSS E-mail Print Comentar

Consultoria

Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders

Treinamentos

Soluções em Treinamento
Cronograma Cursos
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR

Software

Apresentação
BowTieXP e IncidentXP
Soluções PHA e FMEA
EFFECTS - TNO
GIS Risk Graph
AERMOD
Risco Individual-RI

Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite