Treinamentos








Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
LOPA & SIL - LOPA & Nível de Integridade de Malhas de Segurança
Pré-requisitos
Conhecimento básico de segurança de processos, projeto, instrumentação, manutenção ou operação. Desejável conhecimento básico da norma IEC 61511 e/ou ANSI/ISA-84.00.01.
Objetivo
Formar os participantes na elaboração de estudos LOPA (Layer Of Protection Analysis) e para a determinação do nível de integridade da malha de segurança (SIL – Safety Integrity Level) necessário para barreiras protetivas.
A quem se destina
Pessoal pleno e sênior envolvido em tarefas de projeto e processo; engenheiros de programação e instrumentação; segurança, saúde e meio ambiente; operação, manutenção, entre outras, com prévia experiência em estudos de perigos de processo.
Introdução
A LOPA ou Análise de Camadas de Proteção é um método semiquantitativo de análise e avaliação de riscos de plantas de processo. A técnica permite avaliar a adequação das camadas de proteção existentes para os perigos conhecidos de uma planta ou propor a necessidade de sistemas protetivos. A LOPA é estabelecida sobre os cenários levantados em estudos de identificação de perigos, tal como ocorre com as técnicas PHA exemplificadas pelo Hazop dentre outras e que permitem atender aos requisitos das normas IEC 61508 e 61511 e ANSI/ISA-84.00.01-2004.
SIL é uma representação estatística de confiabilidade/disponibilidade de barreiras protetivas dos SIS (Sistemas Instrumentados de Segurança) quando ocorre a demanda destes. O SIL possui até quatro categorias para avaliar a confiabilidade de um sistema, quanto mais alto o SIL mais confiável é o sistema. Esses níveis estão associados à probabilidade de falha sob demanda (PFD), o qual é equivalente à indisponibilidade de um sistema quando demandado.
A especificação e requisitos para um determinada camada protetiva ser aceita como independente ou não são discutidas no curso. A determinação do nível de integridade da malha de segurança para o projeto de uma Função Instrumentada de Segurança (SIF) é definido com base na norma IEC 61511.
Conteúdo Programático
LOPA: História e metodologias. Metodologia LOPA, o outros métodos, matrizes e gráficos.
Seleção de cenários de estudos PHA. Estimativas de consequências e sua severidade. Eventos iniciadores e frequências associadas. Modificadores condicionais. Camadas de proteção independentes.
PFD (probability of failure on demand) e considerações sobre confiabilidade e disponibilidade. Exemplo de tabelas para realizar LOPA. Risco Tolerável, Frequência de eventos e consideração de cálculo de evento mitigados com barreiras. Entendendo eventos na região ALARP. Incertezas associadas. Cuidados no uso de LOPA. Quando utilizar LOPA. Gap de LOPA e necessidade de introduzir novas barreiras protetivas.
SIL: Barreiras de Segurança e sua classificação. Metodologias para determinar SIL objetivo com base em normas de referência. Requisitos funcionais. Determinação de SIL Objetivo por meio dos métodos “Risk Graph” e “Safety Layer Matrix”. Exercícios práticos de desenvolvimento de barreiras protetivas e determinação de SIL objetivo.
Cases e exercícios práticos
1. Exercício de LOPA relacionado a evento catastrófico em coluna de destilação de etanol.
2. Cálculo de gap de LOPA e necessidade de revisar o SIL de malha de segurança.
3. Configuração de malha de segurança e cálculos de PFD.
4. Definição de grau de SIL necessário a atingir de acordo com modificadores condicionais e o risco aceitável da planta.
Carga horária
24 horas distribuídas em 3 (três) dias de treinamento. De 8:00 as 12:00 e 13:00 a 17:00 h
Ganho esperado
1- Aprendizagem da metodologia LOPA e da importância de ter Hazop de alta qualidade para LOPA.
2- Como decidir se um processo precisa de um Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) ou SIF?
3- Qual seria o nível de SIL (Safety Integrity Level) ou nível de integridade de uma malha de segurança.
4- Como definir uma camada de proteção independente? Quais os requisitos das barreiras de segurança?.
5- Como implementar e gerenciar estes sistemas através do ciclo de vida da instalação?
Ambiente Regulatório
O curso dá ênfase a normas e códigos de prática tais como a norma IEC 61511, ANSI/ISA-84.00.01-2004 e diretrizes do CCPS – Center for Chemical Process Safety.