Treinamentos








Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
Bowtie. Análise de Riscos e Barreiras Protetivas
Pré-requisitos
Desejável experiência em processos de negócios e/ou operacionais e no uso de documentação de processos, segurança, saúde, meio ambiente.
Objetivo
Capacitar os participantes no entendimento da metodologia BowTie.
A hazards é representante do software BowTieXP no Brasil podendo ser utilizado este software para o treinamento o software. Caso alguma negativa de algum participante este poderá utilizar papel e lápis para os exercícios.
A quem se destina
Pessoal pleno e sênior envolvido em tarefas de projeto e processo; segurança, saúde e meio ambiente; operação e manutenção, entre outras.
Conteúdo Programático
• Visão de processos e gerenciamento de riscos em geral com visão de processos para Process Safety Management (PSM), Ciclo de vida da Segurança Funcional e Ciclo de Vida de Ativos.
• Definições básicas de um BowTie: Condição de perigo, evento crítico, ameaças, consequências, barreiras protetivas, controle e hierarquia. Conceito de escalamento. Matriz de Riscos para BowTie. Edição de elementos de gestão (HSE, ISO 31000, etc.), cargos / funções, owners de riscos.
• Exercícios de elaboração de BowTies sobre questões cotidianas visando fácil entendimento da metodologia. Demonstração passo-a-passo da criação de diagramas BowTie. Desenvolvimento de modelos BowTie.
• Comparação dos conceitos básicos nas diferentes definições e abordagens para perigo e risco: Hazop, FMEA, ISO 31000, IEC 61511 com os conceitos de barreiras do BowTie.
• Introdução ao software BowTieXP. Demonstrações do software e aprendizado com exemplos práticos.
• Técnicas Visuais de Comunicação de Riscos com foco no uso das ferramentas oferecidas pelo software, assim como as melhores práticas de seu uso em um ambiente corporativo. Acesso remoto a qualquer momento de gestão de riscos (off-shore, plantas distantes, etc).
• Tipos de barreiras e sua classificação inicial. Edição de controles (hierarquia e efetividade). Legenda para os controles (cores e símbolos) e atribuição de responsáveis. Gerenciamento de cada controle com elementos específicos de um sistema de gestão.
• Utilidade do BowTie como poderosa ferramenta de gestão de riscos operacionais.
Estudos de caso e simulados
Elaboração de BowTies para estudos de processo de maior complexidade sobre estudos de caso da Hazards. De acordo com o grupo serão escolhidos os cases, podendo ser adicionados outros mostrando a diversidade e aplicabilidade da metodologia BowTie.
• Case Químico: Explosão de um reator químico e análise de barreiras protetivas.
• Case Segurança do Trabalho: Acidente relacionado a entrada em espaço confinado;
• Case de Conflito Rural: Conflito social em fazenda de coleta de cana de açúcar.
• Case Destilaria de Etanol: Explosão de coluna de destilação de etanol.
• Case Açúcar: LOPA de cenários críticos em indústria do açúcar para revisão de sistemas de segurança funcional (BPCS) e SIS com indicação de sistemas protetivos.
• Case Rural: Análise de barreiras para prevenção de acidentes com abelhas africanas em tarefas rurais (cana de açúcar, eucalipto, citricultura, etc). Case importante devido ao crescimento de incidentes fatais nos últimos anos.
• Case de Transporte Marítimo: BowTie e análise de barreiras para o transporte de madeira a granel em navios. Importante case de segurança do trabalho.
Carga horária
24 horas distribuídas em três dias de treinamento. De 8:00 a 12:00 e de 13:00 a 17:00 h.
Ganho Esperado
Aprender a realizar estudos de análise de riscos e de barreiras protetivas com a ferramenta BowTie.
Ambiente Regulatório
Diverso, dependendo de cada estudo de caso porém uma base de referência para a metodologia é a norma ISO 31010.