Treinamentos








Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
Investigação de Incidentes
Metodologias de Investigação de Incidentes e Acidentes - Foco na Aprendizagem Prática e Atualização
Pré-requisitos
Não há pré-requisito já que esta técnica pode ser utilizada em áreas produtivas, serviços e atividades institucionais das mais diversas características. O que caracteriza esta metodologia utilizada pela hazards é a definição do processo de trabalho e a aplicação de listas criativas para conduzir a análise sendo estas aplicáveis a qualquer atividade humana.
Objetivo
Capacitar os participantes na liderança sobre investigações de incidentes e acidentes e na compreensão de todas as etapas e princípios que regem a metodologia sistemática de identificação de fatores de incidentes em processos de trabalho e a análise de causa raiz.
A quem se destina
Profissionais de SSMA, Qualidade, Operação, Engenharia de Processos, Recursos Humanos, Administradores e Gestores de Riscos Operacionais.
Conteúdo Programático
Explanação geral. Compreensão da metodologia analítica e sistemática de fatores intervenientes em incidentes e acidentes. Processos de trabalho e fatores que compõe a natureza de um incidente.
Etapas e Metodologia: Verificação Inicial e Registro do Incidente, Planejamento, Investigação, Análise, Relatório, Ações e suas revisões.
Análise sistemática dos fatores de um incidente (ASFI): Humanos, Organizacionais, Históricos, Tecnologia & Processos e Ambientais ocorrendo na linha do tempo do incidente investigado.
Montagem do histórico do incidente em função das causas utilizando a ASFI: análise sistemática do processo de trabalho e as causas imediatas e subjacentes.
Técnicas disponível e sua comparação e uso adequado de cada uma delas: RCA, 7W, Tripod Beta, Incident BowTie, Árvores de Falhas e Árvores de eventos.
Cases de estudo e exercícios práticos de investigação de incidentes utilizando as metodologias de análise mencionadas.
Boas práticas para levantar as informações no registro do incidente e das formas de incentivar a discussão produtiva dentro da equipe maximizando o compartilhamento de idéias, dados e fatos.
Reportando incidentes.
Carga horária
16 horas distribuídas em dois dias de treinamento. De 8:00 a 12:00 e de 13:00 a 17:00 h.
Ganho Esperado
Aprender a aplicação de metodologias de investigação de incidentes: Análise sistemática de causas - ASC, Tripod, XIncident, BowTie e RCA - Root Cause Analysis.
Ambiente Regulatório
O curso dá ênfase às normas relativas ao PSM, OSHA 29 CFR Part 1910.119, e referências do HSE (RU) e do CCPS (EUA). Permite atender às normas NR 4, NR5 e NR20 e normas da qualidade no relativo a investigação de incidentes para efeitos de CAPA (Ações Preventivas e Corretivas).