Treinamentos

Cronograma Cursos
Soluções em Treinamento
Segurança Funcional
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR
Inovação e Plantas Piloto
Coaching Hazop-Diversos
Coaching Hazop-Diversos



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Consultoria
Oportunidades
Software
Treinamento




.

Metodologias PHA PSM/NR20

Pré-requisitos
Antecedentes: entendimento básico de processos e de documentação de engenharia, sistemas industriais, sistemas de emergência e contingência.

Objetivo
Capacitar os participantes no entendimento básico das metodologias PHA qualitativas e quantitativas tais como Check-Lists, JSA, What-If, APPP, APPS, FMEA, Hazop, BowTie, Causa - Consequência, Árvores de Eventos,  e apresentação dos conceitos de FTA - Árvores de Falha, LOPA e SIL objetivo.

A quem se destina
Pessoal pleno e sênior envolvido ou com alguma experiência nas áreas de processo; segurança de processos, SSMA, operação, manutenção e atendimento a emergências entre outras. É importante trazer para a sala de aula o chão de fábrica (supervisores e inclusive operadores experientes).

Conteúdo Programático
Definições básicas de perigo e risco e tipologias: risco social, individual, segurança e saúde, ambiental, property, interrupção de negócios. Conceitos de perigo e risco utilizados em estudos tipo PHA, BowTie e prevenção de perdas. Relação entre Perigo & Risco e metodologías analíticas.
Métodos PHA qualitativos: Checklist; JSA, BSBA, What-If, APPP, APPS, Hazop, FMEA, , Análise Causa- Consequência, BowTie. 
Métodos PHA quantitativos: ETA-Análise por Árvores de Eventos. Breve apresentação de conceitos de FTA- Análise por Árvores de Falha, LOPA e SIL.
Preparação e organização de Estudos PHA, subdivisão de processos e/ou subsistemas para estudo, revisão de segurança, registros, intenção de projeto, parâmetros, desvios ou similares dependendo da técnica abordada.  Definição de matriz de risco de acordo a normas internacionais.
Liderança e perfil para gerenciamento de equipes PHA, planilhas padronizadas, requisitos regulatórios e normativos para cada metodologia, requisitos para sessões de trabalho, falhas múltiplas, fatores humanos, sistemas auxiliares, (ex, linha de montagem, utilidades).
Gestão de estudos PHA, modos de operação multipropósito, gestão de mudanças e PHAs aplicáveis, PHA de projetos de engenharia, PHA de procedimentos.
Controle de qualidade de estudos PHA, preparação de relatórios, seguimento de recomendações, planejamento de sessões de revalidação, revalidação de estudos PHA, documentação de revalidação.
Estudos de caso e exercícios  simulados para as metodologias abordadas. Uso de software aplicáveis.

Carga horária
16 horas distribuídas em dois dias de treinamento. De 8:00 a 12:00 e de 13:00 a 17:00 h.

Ganho Esperado
Aprendizagem das metodologias de análise de perigo e risco apresentadas suas vantangens, limitações e aplicabilidade a diferentes tipos de processos e operações.

Ambiente Regulatório
O curso dá ênfase a normas e códigos de prática  associadas às metodologias utilizadas tais como a norma P-4.261 (Cetesb-SP) ou similares; NR20; NR13; OSHA 1910.119 PSM; EPA 40 CFR Part 68 RMP; Seveso II Directive; CCPS LOPA; COMAH; IEC 61882; IEC 61511, IEC 61508, ANSI/ISA S84.00.01; ISO 31000 e MIL-STD 882.

 

Contacte-nos



RSS E-mail Print Comentar

Consultoria

Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders

Treinamentos

Cronograma Cursos
Soluções em Treinamento
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR

Software

Apresentação
BowTieXP e IncidentXP
Soluções PHA e FMEA
EFFECTS - TNO
GIS Risk Graph
AERMOD
Risco Individual-RI

Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite