Treinamentos

Cronograma Cursos
Soluções em Treinamento
Segurança Funcional
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR
Inovação e Plantas Piloto
Coaching Hazop-Diversos
Coaching Hazop-Diversos



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Consultoria
Oportunidades
Software
Treinamento




.

Inovação e Plantas Piloto

Este curso trata de métodos e técnicas com base no empirismo para aprender caminhos possíveis de como chegar desde uma ideia de desenvolvimento de um processo e produto até uma planta industrial com produto no mercado. É apresentado todo o processo de P&D, dando uma formação multidisciplinar ao técnico de P&D para este ser um ator consciente das vantagens e limitações do desenvolvimento, da importância da segurança de processos e dos impactos de processos e produtos de acordo com a análise de ciclo de vida.  Na etapa de oficinas são realizados estudos simulados (cases) interdisciplinares, realizados em grupo, com gestão de mudanças análise por ciclo PDCA de Inovação.
São apresentadas as etapas prospectivas de ideias, com uso de métodos criativos com base em patentes (Triz), planejamento de P&D (entre eles DOE e Taguchi), plantas piloto e protótipos e aumento de escala (scale-up) sob orientação de PDCA de Inovação. A conformação inicial da qualidade do produto e sua variabilidade é focada com base nos conceitos de melhoria contínua. São realizados exercícios práticos para as diferentes formas de aprendizagem propostas (learning by doing, by using e by adapting).
Se objetiva que o candidato aprenda a definir até que ponto um projeto de P&D é viável, quando mudar de rota ou de via de pesquisa e quando realizar seja a escala piloto, a escala ampliada ou alternativas de lançar o produto e realizar a melhora durante o início da produção (Taguchi). Também se almeja a buscar alternativas antes de abandonar uma pesquisa quando não tem o retorno esperado. Ex., Mudança de aplicação, rota de pesquisa, via de produção, mudança para produto alternativo, abordagem eco energética de um produto e processo, análise de emergia do produto e seu impacto ambiental.

Toda esta análise é acompanhada com requisitos de sustentabilidade associados e diversas normas aplicáveis a riscos operacionais, segurança funcional, segurança e processos e integridade de ativos.

O curso possui áreas básicas de conhecimento e gestão de P&D dividido em 6 disciplinas. A estas áreas de formação gerencial em P&D podem também ser adicionados itens de segurança de processos tais como FMEA de projeto, FMEA de processo, para protótipos ou Hazop para plantas piloto entre outros. Isso depende de cada corporação / instituição. Vide outros cursos da hazards.

1. Processo de inovação tecnológica e seus condicionantes
2. Processos industriais diversos e composição do trabalho de P&D
3. Organizações que aprendem, P&D e sua construção
4. Inovação tecnológica, condicionantes e ciclo PDCA da inovação
5. Metodologias e códigos de prática aplicáveis no planejamento e execução de projetos de P&D
6. Experimentação piloto e extrapolação de escalas -scale up- e segurança de processos em P&D

Oficinas - juntando todo em forma interdisciplinar

As oficinas interdisciplinares são realizadas em grupos de imersão, sendo utilizados ciclos de gestão de mudanças em P&D e alternação de papéis dos participantes durante os exercícios.

1- P&D de processo de produção de alimento e/ou bebida - da ideia ao mercado
Simulação de desenvolvimento em escala laboratório e piloto de projeto de inovação e prospectiva de pesquisa, planejamento experimental, execução de planos de pesquisa, uso de PDVA inovativo, ciclos de melhoria contínua, criação de indicadores e análise de performance.

2- Desenvolvimento de ideias inovadoras pelo método Triz
Aprendizagem de metodologia de análise de patentes e uso do método criativo Triz para obter ideias inovadoras.

3- PDCA inovativo melhoria contínua de processos
Oficinas: As oficinas interdisciplinares são realizadas em grupo e com papéis bem definidos, sendo utilizados ciclos de gestão de mudanças em P&D e alternação de papéis dos participantes durante o exercício.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES - CURSOS DA ÁREA DE INOVAÇÃO SÃO IN COMPANY E SOB DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES 

Telefones de contato: 55 19 3289.5837, 55 19 99195.4536-Whatsapp ou envie sua consulta por e-mail para treinamento@hazards.com.br
Respostas por Whatsapp em até 3 h, respostas por email ou formulário em um dia útil.

Contacte-nos



RSS E-mail Print Comentar

Consultoria

Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders

Treinamentos

Cronograma Cursos
Soluções em Treinamento
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR

Software

Apresentação
BowTieXP e IncidentXP
Soluções PHA e FMEA
EFFECTS - TNO
GIS Risk Graph
AERMOD
Risco Individual-RI

Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite