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Riscos em sistemas rodoviários e ferroviários

ESCOPO DE ANÁLISE DE RISCOS DE SISTEMAS DE TRANSPORTE E SEU GERENCIAMENTO

O escopo compreende a metodologia de análise de riscos de transporte aplicável a risco social e individual de sistemas de transporte. O escopo típico considera:

1. Caracterização geográfica e técnica do empreendimento e subsistemas.
Geográfica:
- Imagem de satélite;
- Traçado georreferenciado;
- Pontos notáveis, cruzamentos, acidentes geográficos e outros;
- Mapeamento populacional no entorno do traçado para os raios de vulnerabilidade a identificar.
Técnica:
- Dados técnicos do sistema de transporte sob análise;
- Detalhes diversos sobre interação do sistema com o meio e os processos aos quais o sistema está inserido.
2. APP de transporte ao longo do traçado.
3. Hazop de sistemas específicos dependendo do tipo de transporte considerado: caminhões, sistema de sinalização, ferrovias, metrô, dutos em geral, infovias, associados a análise com equipe e modos de falha específicos.
4. Consolidação de cenários acidentais.
5. Simulação e análise de vulnerabilidade.
6. Cálculo de conseqüências ao longo dos traçados.
7. Cálculo do risco individual através de curvas de isorisco (centrado na geratriz da rodovia).
8. Cálculo do risco social (curva f-N).
9. Recálculo do risco de acordo com o gerenciamento de riscos adotado.
10. Recomendações para gerenciamento de perigos e riscos.

Figura 1 – Exemplo de construção de banco de dados em GIS para EAR de sistema de transporte

Além da análise de 1% e 50% de letalidade podem ser gerados limites associados a queimaduras leves, danos menores, etc, dependendo isto do que for fixado antes, sendo de grande utilidade para fins de seguro de responsabilidade civil, no contexto de prevenção e controle de perdas. Podem ser avaliados danos materiais em terceiros, decorrentes dos eventos também. Não somente risco social e individual. O risco pode ser também medido pela relação da Perda de Receita Bruta+Despesas de Interrupção e neste caso a métrica é diferente ao de Risco Social ou Individual mencionada acima (exemplo para infovia e/ou pay-per-view).
Como exemplo final da análise são obtidas curvas f-N do sistema de transporte ao longo do traçado e curvas de isorisco (risco individual) para um exemplo de um caminhão tanque de GLP de 19 m³ onde somente é mostrado um evento (BLEVE) porém todos os eventos possíveis são colocados na contribuição ao risco total.

Figura 2 - Exemplo de saída em GIS para trajeto com indicação de BLEVE para caminhão tanque 19 m³ de GLP (Pitoco)


Figura 3 - Curvas de isorisco de BLEVE para caminhão-tanque 19 m³ de GLP (Pitoco) – Este é um caso de "major event" para fins de atendimento a emergências


Figura 4 - Exemplo de curva f-N para o trajeto associado ao evento BLEVE caminhão tanque de 19 m³ (Pitoco). Este é um caso de "major event" para fins de atendimento a emergências

De acordo com a metodologia do Risk-1 da hazards também pode ser gerado o perfil de risco individual já padronizado para outros meios de transporte.

Figura 5- Risco Individual em Gasodutos aplicável a qualquer tipo de transporte terrestre



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