Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite
GIS e Imagens de Satélite



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Consultoria
Oportunidades
Software
Treinamento




.

Manual de Risco Individual

Elaboração de Manuais de Risco Individual de Sistemas Padronizados de Gás Natural

 

A avaliação e a quantificação de risco individual de gasodutos de gás natural do estado de São Paulo leva a marca da hazards, que elaborou os manuais de padronização de risco individual das três concessionárias de sistemas de distribuição de gás natural do Estado de São Paulo, estudos que permitiram não somente abreviar os trâmites como também reduzir os custos de licenciamento de sistemas deste tipo.

 

Assim, entre 1999 e 2006 foram desenvolvidos vários sistemas analíticos de avaliação de risco individual de gasodutos para as empresas COMGAS, GAS BRASILIANO DISTRIBUIDORA S/A e GAS NATURAL SÃO PAULO SUL S/A. Nesses trabalhos, elaborados sobre os projetos padronizados de cada empresa e de acordo com a base de projeto de cada uma delas, foi quantificado o risco individual de famílias de dutos nesses sistemas padronizados, desenvolvendo-se um algoritmo de cálculo similar ao elaborado pelo HSE (Health and Safety Executive) do Reino Unido à análise de risco individual de gasodutos. Esses estudos foram oficialmente aprovados pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA/SP).

 

O Risco Individual pode ser definido como a probabilidade anual de um indivíduo sofrer algum nível de dano, após a ocorrência de algum evento acidental. Em termos quantitativos, o risco individual pode ser explicitado como “a probabilidade anual que um indivíduo tem de sofrer algum tipo de dano fatal após a ocorrência de um determinado evento perigoso”.

Calcula-se o risco individual pela somatória de todas as contribuições ao risco individual:

 

RI = Freqüência x probabilidade associada à vulnerabilidade a uma determinada distância

 

Esta definição pode ser reescrita como:       RIx,y,i = Σfi.pfi,x,y

Sendo que:

RIx,y,i = risco de fatalidade no ponto x,y devido ao cenário acidental i;

fi = freqüência de ocorrência do cenário acidental i;

pfi = probabilidade de que o cenário acidental i resulte em fatalidade no ponto x,y, de acordo com os efeitos resultantes das conseqüências avaliadas na geratriz do duto.

 

O resultado de aplicação do algoritmo de cálculo para todas as combinações possíveis de operação de pressão, diâmetro, materiais e componentes periféricos de gasodutos padronizados permitiu obter curvas do mesmo tipo da apresentada abaixo:

 

 

 

Este tipo de estudo agilizou as tramitações de licenças, com a redução de custos em estudos de análise de risco social, já que parte dos dados levantados nos estudos de risco individual são utilizados (quando o projeto é padronizado) nos estudos de risco social. Porém, o grande impacto está na redução do tempo de licenciamento e na possibilidade de evitar, em muitos casos, a necessidade de apresentar Relatórios de Impacto Ambiental (e suas modalidades menos aprofundadas) para o licenciamento. Dependendo da análise de cada projeto, do RI para cada projeto verificado nos correspondentes manuais, o órgão ambiental decide caso a caso pela necessidade ou não de estudos aprofundados para determinados trechos desses projetos.



RSS E-mail Print Comentar

Consultoria

Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders

Treinamentos

Soluções em Treinamento
Cronograma Cursos
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR

Software

Apresentação
BowTieXP e IncidentXP
Soluções PHA e FMEA
EFFECTS - TNO
GIS Risk Graph
AERMOD
Risco Individual-RI

Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite