Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite
GIS e Imagens de Satélite



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Consultoria
Oportunidades
Software
Treinamento




.

Hazop e Sistemas de Alívio

Análise de cenários e necessidades de alívio de pressão mediante uso de hazop, instalação de camadas de proteção e especificação de sistemas de alívio de usinas de álcool.

 

A hazards vem realizando serviços de análise de contribuição para alívio e cálculo de parâmetros para especificação de sistemas de alívio em diferentes tipos de sistemas. Nos últimos meses estão em destaque os estudos deste tipo realizados para projetos de usinas de álcool da Dedini S/A, Indústria de Base.

 

O escopo consiste na análise da necessidade de sistemas de alívio de pressão e da demanda de proteção para sobrepressão e subpressão a partir de fontes potenciais que devem ser identificadas e ter suas contribuições quantificadas. A norma API 521 se volta para essas fontes potenciais de sobrepressão / subpressão, sendo utilizada como um guia para se definir os cenários possíveis de sobrepressão que precisam ser avaliados. Cenários julgados como “não aplicáveis” devem ser descritos com adequada justificação. Todos os cenários potenciais que podem resultar em um evento para alívio devem ser documentados e calculados. As vazões de cada cenário acidental são avaliadas de acordo com cada hipótese acidental e de acordo com as vazões máximas a aliviar, para especificar os dispositivos de alívio, sejam estas válvulas de alívio, discos de ruptura, pinos de alívio e combinações de diferentes tipos de sistemas de alívio.

 

Nessa atividade, são avaliadas as intenções de processo e identificadas por meio de hazop as contribuições da pressão e alívio, posteriormente são priorizadas e estabelecidas camadas de proteção para as mesmas. Definidos os intertravamentos com redundâncias associadas, são geradas árvores de eventos e árvores de falhas, analisado o papel dos eventuais intertravamentos propostos e realizados os cálculos de alívio para as contribuições restantes. Com base nesses resultados, se obtém melhoria na operabilidade do processo, revisões de projeto, melhoria na segurança de processos, e redução final de custos na implementação dos sistemas de alívio para toda a planta, além de atendimento integral à norma NR13 e a requisitos adicionais da norma API 521:2007.

 

A hazards oferece o serviço de revisão de contribuições para alívio de plantas industriais, pelo uso de hazop e outras técnicas, além do cálculo das vazões máximas a aliviar para plantas de processo em geral. Também são realizados estudos de simulação para a análise de alívio e venting para explosão de pó e particulados em geral.



RSS E-mail Print Comentar

Consultoria

Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders

Treinamentos

Soluções em Treinamento
Cronograma Cursos
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR

Software

Apresentação
BowTieXP e IncidentXP
Soluções PHA e FMEA
EFFECTS - TNO
GIS Risk Graph
AERMOD
Risco Individual-RI

Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite