Consultoria






Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
Gerenciamento de Crise
O desenvolvimento sustentável, dentro da visão de gerenciamento de crise, proporciona crescimento e rentabilidade mais rápidos via prevenção, eficiência e aprendizagem e cria um ambiente propício para a inovação e melhoria.
Sobre mais de uma centena de crises foi observado que empresas que passaram sobre essa experiência pouco aprenderam ou aprendem com crise e é necessário então trabalhar com metodologias adequada e gerenciando com números os diferentes fatores de crise de uma organização. O infográfico a seguir mostra qual é o aprendizado de empresas que já passaram por crises:
- 10% Só planeja para gerenciar crise - Não tem plano funcional
- 25% Vive feliz mas continua em crise. Até que um dia...
- 60% Só reage à crise - A típica empresa que tem um comitê só para atender a acidentes,
jornalistas para comunicação de crise e um monte de bombeiros para apagar incêndio. - 5% consegue implementar todo o ciclo de aprendizagem coletivo para gestão de crise
A análise de sustentabilidade dos negócios e a avaliação da cultura organizacional para a prevenção de crises é uma metodologia pioneira utilizada pela hazards desde 1995 (onion model). Esta permite analisar qualquer tipo de sistema a partir da lógica de processos e de suas externalidades, apontando melhorias organizacionais e produtivas, com resultados surpreendentes.
Assim, sistemas do tipo fast-food (falhas que levam a afetar o consumidor); de fornecimento de serviços contínuos (pay-per-view e telecomunicações); linhas de transporte ferroviário; complexos industriais e seus sistemas de proteção ambiental; linhas de produção de alimentos e farmacêuticos (crise do produto) são exemplos de setores que precisam se adequar aos tempos do gerenciamento de crise organizacional.
A ISO31000, que vem aí preconiza essa importância, as normas PAS 200 e ISO 22301 são específicas para continuidade de negócios e gestão de crise e preciso em muitos setores já se adequar a essas normas. Há fatos de recentes crises industriais no Brasil (longos e complicados incêndios, explosões, problemas com produtos alimentícios e farmacêuticos) totalmente previsíveis observando o baixo perfil preventivo dessas empresas. Mas isso não vem ocorrendo de forma determinada devido ao desconhecimento dos caminhos, ganhos e resultados da gestão de crise organizacional.