Consultoria






Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
Modelagem de Emissões Atmosféricas-AERMOD
Seguindo sua tradição em desenvolvimento de estudos de natureza ambiental e antrópica, a hazards tem feito uso do AERMOD GIS – modelo da U.S. Environmental Protection Agency (EPA), e de toda uma metodologia própria para atender a uma crescente demanda do mercado na obtenção de produtos derivados de modelagens atmosféricas.
Trata-se de identificar as fontes emissoras do empreendimento e, com base nos dados de processo e nas propriedades físicas dos poluentes, obter a concentração dos poluentes na área de interesse para avaliação dos efeitos ambientais e na saúde de colaboradores e da população alocada nas vizinhanças do empreendimento.
Entre os vários problemas ocasionados pelos poluentes atmosféricos, estão, por exemplo, a formação de chuva ácida, devido aos óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre, provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis; a liberação de material particulado respirável PM10 (material particulado com diâmetro de partícula igual ou menor a 10 micrômetros) e/ou suspenso na atmosfera, que causa irritação nos olhos e nas vias respiratórias, afetando principalmente crianças e idosos; e os gases que aumentam o efeito estufa, como o gás carbônico e o metano.
Para alimentar o modelo AERMOD, é necessária a inserção de determinadas variáveis climáticas, sendo o seu tratamento um trabalho pioneiro desenvolvido pela hazards. São três as etapas de tratamento dos dados meteorológicos, obtidos de forma horária diária e mediante a verificação e validação de uma série histórica representativa que apresente alto índice de confiabilidade.
Esses dados climáticos são então introduzidos no formato requerido e iniciando-se uma sequência de simulações complexas que permitem a obtenção da dispersão atmosférica das emissões.
Os produtos obtidos após a simulação são espacializados sobre uma imagem de satélite georreferenciada, possibilitando a identificação das áreas atingidas. Depois da coleta, tratamento e inserção de dados topográficos locais, é possível gerar um Modelo Digital de Elevação (DEM) para a área de estudo. Este módulo do AERMOD GIS permite análises tridimensionais da dispersão de substâncias químicas e particulados, ampliando as possibilidades de compreensão e entendimento do fenômeno estudado.
A hazards utiliza o modelo AERMOD nas mais diversas aplicações: dispersão de particulados, estudos de caráter ambiental, licenciamentos ambientais de empreendimentos, planos de monitoramento da qualidade do ar e planejamento urbano, entre outras. Oferecemos os seguintes serviços, sendo que utilizamos o software Breeze para simulação do modelo
- Cálculos de parâmetros físico-químicos para simulação da dispersão atmosférica.
- Estabelecimento de parâmetros físicos de emissões atmosféricas
- Aquisição e tratamento de dados meteorológicos.
- Levantamento e elaboração de modelos digitais do terreno.
- Simulação no modelo Aermod
- Definição de localização de estações de monitoramento ambiental
- Medidas mitigadoras sobre processos e sistemas de emissão atmosférica.
Nos escreva sobre suas necessidades. No prazo de dois dias um técnico da hazards entrará em contato com você.