Consultoria

Segurança Funcional
Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Consultoria
Oportunidades
Software
Treinamento




.

Modelagem de Emissões Atmosféricas-AERMOD

Seguindo sua tradição em desenvolvimento de estudos de natureza ambiental e antrópica, a hazards tem feito uso do AERMOD GIS – modelo da U.S. Environmental Protection Agency (EPA), e de toda uma metodologia própria para atender a uma crescente demanda do mercado na obtenção de produtos derivados de modelagens atmosféricas.

Trata-se de identificar as fontes emissoras do empreendimento e, com base nos dados de processo e nas propriedades físicas dos poluentes, obter a concentração dos poluentes na área de interesse para avaliação dos efeitos ambientais e na saúde de colaboradores e da população alocada nas vizinhanças do empreendimento.

Entre os vários problemas ocasionados pelos poluentes atmosféricos, estão, por exemplo, a formação de chuva ácida, devido aos óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre, provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis; a liberação de material particulado respirável PM10 (material particulado com diâmetro de partícula igual ou menor a 10 micrômetros) e/ou suspenso na atmosfera, que causa irritação nos olhos e nas vias respiratórias, afetando principalmente crianças e idosos; e os gases que aumentam o efeito estufa, como o gás carbônico e o metano.

Para alimentar o modelo AERMOD, é necessária a inserção de determinadas variáveis climáticas, sendo o seu tratamento um trabalho pioneiro desenvolvido pela hazards. São três as etapas de tratamento dos dados meteorológicos, obtidos de forma horária diária e mediante a verificação e validação de uma série histórica representativa que apresente alto índice de confiabilidade.

Esses dados climáticos são então introduzidos no formato requerido e iniciando-se uma sequência de simulações complexas que permitem a obtenção da dispersão atmosférica das emissões.

Os produtos obtidos após a simulação são espacializados sobre uma imagem de satélite georreferenciada, possibilitando a identificação das áreas atingidas. Depois da coleta, tratamento e inserção de dados topográficos locais, é possível gerar um Modelo Digital de Elevação (DEM) para a área de estudo. Este módulo do AERMOD GIS permite análises tridimensionais da dispersão de substâncias químicas e particulados, ampliando as possibilidades de compreensão e entendimento do fenômeno estudado.


hazards utiliza o modelo AERMOD nas mais diversas aplicações: dispersão de particulados, estudos de caráter ambiental, licenciamentos ambientais de empreendimentos, planos de monitoramento da qualidade do ar e planejamento urbano, entre outras. Oferecemos os seguintes serviços, sendo que utilizamos o software Breeze para simulação do modelo

  • Cálculos de parâmetros físico-químicos para simulação da dispersão atmosférica.
  • Estabelecimento de parâmetros físicos de emissões atmosféricas
  • Aquisição e tratamento de dados meteorológicos.
  • Levantamento e elaboração de modelos digitais do terreno.
  • Simulação no modelo Aermod
  • Definição de localização de estações de monitoramento ambiental
  • Medidas mitigadoras sobre processos e sistemas de emissão atmosférica.

Nos escreva sobre suas necessidades. No prazo de dois dias um técnico da hazards entrará em contato com você.

Contacte-nos



RSS E-mail Print Comentar

Consultoria

Segurança Funcional
Riscos Operacionais
Renováveis e Geração
Estudos Ambientais
Crise & Sustentabilidade
INFO-Folders

Treinamentos

Soluções em Treinamento
Cronograma Cursos
Segurança Funcional
Segurança de Processos
Explosão e Incêndio
Software para PHAs e AQR

Software

Apresentação
BowTieXP e IncidentXP
Soluções PHA e FMEA
EFFECTS - TNO
GIS Risk Graph
AERMOD
Risco Individual-RI

Cases

Risco Operacional
Meio Ambiente
Integridade e Ativos e Prevenção de Perdas
Inovação e Processos
Crise e Sustentabilidade
GIS e Imagens de Satélite