Consultoria






Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
Estudos de Análise de Riscos-EAR
Durante nossos 25 anos de vida realizamos mais de 300 Estudos de Análise de Riscos - EAR, sobre centrais de GLP, sistemas de refrigeração (amônia), sistemas de tratamento de água (cloro) e estudos para indústrias dos mais diversos setores. Constam também mais de 200 estudos de análise de risco de gasodutos, oleodutos e transporte diverso tais como derivados de petróleo, hidrogênio, amônia, cloro.
Em nosso curriculum contam também estudos de análise de riscos com ciclo de vida dos riscos para o maior terminal marítimo, rodoviário e ferroviário do país e um estudo estruturado de análise de risco do processo de construção de linhas subterrâneas do metrô de São Paulo.
Para fins de licenciamento ambiental a quantificação do risco social de quaisquer atividades por meio de curvas F-N, por exemplo, permite identificar tecnicamente quais hipóteses e cenários devem ser adequadamente gerenciados para atingir a aceitabilidade dos riscos e viabiliza o planejamento de ações mitigadoras para um gerenciamento objetivo destes.
A quantificação do risco individual permite determinar as áreas aceitáveis para a ocupação futura do solo em torno de um empreendimento visando regiões para o gerenciamento de riscos, comunicação de riscos e emergência. O Risco Individual é de alta importância para determinar o risco aceitável de plantas e complexos industriais- Vide Segurança Funcional.
Estas duas análises de risco (Social e Individual) servem também para o planejamento emergencial em áreas onde as condições de ocupação do solo em torno de complexos industriais já estão consolidadas e atingem a região não tolerável desses riscos, permitindo seu gerenciamento e uma atuação responsável e transparente.
A Hazards utiliza em todos seus trabalhos cartografia de riscos com sistemas georreferenciados e baseados em ortofotos aéreas e/ou de satélites para a delimitação gráfica das áreas de aceitabilidade e de gerenciamento dos riscos individual e social.
Não se trata somente de cumprir com a norma P4.261 da Cetesb ou outra similar de nível estadual ou federal. Trata-se de custos, de gerenciar os riscos reduzindo os custos construtivos, operacionais, de imagem e implementando medidas com base na segurança de processos visando evitar incidentes e acidentes. Isso é chave para quem realmente pensa que o EAR como investimento para melhoria e não como gasto para somente obter uma licença ambiental.
A hazards realiza estudos diversos:
-
Estudos de análise de risco social e individual
-
Análise de risco de plantas industriais (social, individual, operacional e de facility siting)
-
Análises de risco individual em sistemas com projetos padronizados (tubulações de gás natural, GLP, amônia)
-
Análise de risco em serviços de transporte rodoviário e ferroviário e outros serviços
-
Análise de risco operacional de sistemas de geração de energia
-
Análise de risco operacional de redes de transmissão de dados
Nos escreva sobre suas necessidades. No prazo de dois dias um técnico da hazards entrará em contato com você.