Consultoria






Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
Renováveis e Geração
Os setores de bioenergia, e especificamente o de açúcar e álcool estão presentes em mais de 20 estados brasileiros e se consolida dia a dia como fonte de energia limpa, renovável e competitiva. O uso do etanol e da energia elétrica produzidos a partir de cana de açúcar trazem benefícios econômicos e sociais com claro impacto para o consumidor final. Hoje a cana de açúcar constitui a segunda fonte de energia do país atrás do petróleo.
O setor fatura na ordem de US$ 40 bilhões/ano tendo duplicado nos últimos sete anos de tamanho e se espera um crescimento elevado para os próximos anos. Emprega ao todo mais de 1 milhão de pessoas. Está atualmente em uma fase de atualização tecnologica e automação com grande necessidade de melhorar sua eficiência e operabilidade. Assim hoje se faz uma necessidade competitiva do setor implementar o ciclo de segurança funcional: hazop->LOPA -> SIL e mecanismos de controle dos riscos operacionais como também a implementação da segurança de processos baseada em práticas internacionalmente comprovadas como os estabelecidos para o PSM (norma OSHA 29 CFR, 1910, 119).
A hazards assessora empresas na análise e Gestão dos Riscos Operacionais desde a coleta da cana e palha (processo agrícola) passando pela produção de acúcar e álcool até a geração e cogeração das usinas.
- Estudos de identificação (Hazop em suas diversas modalidades)
- Quantificação de risco para cenários catastróficos (LOPA)
- Análise crítica e proposição de barreiras de segurança (SIL)
- Implementação de Gestão de Mudanças (MOC) na organização
- Implementação de metodologia de Gestão e Investigação de Incidentes
- Elaboração de Programas de Gerenciamento da Segurança de Processos- PSM
- Análise de riscos e melhoria na operabilidade de sistemas de geração de energia
- Modelagem de emissões atmosféricas de chaminês e vents
- Estudos de avaliação de eficiência energética