Consultoria






Newsletter
Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados..
PSM - Process Safety Management
O desempenho em segurança de processos é um ponto competitivo para empresas que gerenciam seus ativos e atividades com base nos riscos dessas atividades. O relacionamento da segurança de processo com a gestão de riscos operacionais é direta.
O desafio é implementar com sucesso um Programa de Segurança de Processos e em paralelo uma Gestão de Riscos Operacionais. Ambos itens somente podem ser implementados com elementos técnicos e de gestão porém fundamentalmente com mudança da visão cotidiana de atividades para uma visão baseado em risco.
O PSM surgiu nos EUA como uma normativa após grandes acidentes e foi normatizado pela OSHA sob a norma 29 CFR, 1910, 119. Ela estabeleceu 14 itens básicos para sua implementação.
Já o CCPS (Center for Chemical Process Safety) com base nesses mesmos itens estabeleceu 20 itens estruturados para a sua implementação.
Os infográficos a seguir permitem ver os dois casos, dos itens mandatórios da OSHA e os 20 itens estruturados do CCPS que permitem atender a todos os 14 itens considerando os itens de gestão e as ferramentas para mudança de visão dentro dos 20 itens mencionados.
Lembremos que a segurança de processos é um bom negócio! É muito mais barato investir para evitar acidentes do que depois investir para remediá-los.
Porém no caso de PSM e ORM (Operational Risk Management) não é só uma questão de partir para a implementação itens. Antes da implementação deve ser preparado todo o tecido organizacional, introduzidas algumas mudanças culturais nas empresas e estabelecidos algumas metodologias de gestão que nem sempre estão presentes. Vide em nosso programa de cursos, oficinas/workshops com exercícios simulados para implementação do PSM.
Solicite um diagnóstico para a implementação de sistema PSM. Um técnico da hazards entrará em contato em até 2 dias úteis.