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Gestão de Incidentes
Os incidentes e os acidentes acontecem. Gerenciá-los e aprender consiste no terceiro fator a gerenciar para manter o controle dos riscos operacionais. A gestão de incidentes é dirigida diretamente para a geração de medidas preventivas podendo em alguns casos também implementar medidas corretivas. A gestão de incidentes é de grande utilidade na redução de custos de parada, acidentes trabalhistas, incidentes e acidentes de processo e na melhora substancial da imagem da empresa do ponto de vista ambiental, trabalhista e fundamentalmente frente à comunidade e outros atores sociais.
Sistemas implementados pela hazards permitem um gerenciamento de incidentes abrangente que integra análise de causa raiz com medidas preventivas para que possam ser minimizadas as interrupções e atingir a excelência operacional. A hazards realiza estudos de investigação de incidentes, treinamento de equipes em investigação de incidentes e implementa em software a metodologia de análise com as seguintes etapas:
1. Verificação e confirmação de condições de um acidente
2. Planejamento e uso de Análise Sistemática de Causas com indicadores gerais associados ao processo de trabalho, permitindo definir por onde começar a investigação
3. Investigação propriamente dita
4. Análise do Incidente com uso da técnica de causa raíz entre outras
5. Relatório da investigação